Notícias
Professor Carlos Feitosa relata sua experiência com a lousa digital
25/2/2017 - Admin

Esse novo equipamento, que as escolas estão recebendo, possui vários recursos para deixar as aulas mais significativas e interessantes para os alunos.

Utilizei a mesma para introduzir a ideia de Plano cartesiano, dentro do conteúdo dos números inteiros, com alunos do 7º ano. Assim que os alunos viram o material já voltaram à atenção para o mesmo, começaram a perguntar o que era o equipamento e o que iríamos fazer. Montamos a lousa juntos e iniciei a aula.

Falei um pouco sobre o equipamento e, então, comecei a explanar o conteúdo utilizando o aparelho o que prendeu a atenção até dos alunos mais agitados. Após a explanação do conteúdo perguntei  se alguém gostaria de participar da atividade localizando pontos no Plano cartesiano e vários se dispuseram, o que além de deixar a aula mais interessante para eles, deixou a aula bem participativa.

Ponto positivo: Esse equipamento facilitou o desenvolvimento da aula, pois os recursos já incorporados no mesmo evitaram que eu perdesse tempo desenhando o plano Cartesiano e objetos para localização, o conteúdo pode ser bem mais explorado já que podemos navegar nas diversas páginas e sobrepor figuras para facilitar a compreensão. Com a interatividade, pude explorar detalhes do assunto, que geralmente os alunos erram, de forma mais concreta, o que facilitou o entendimento do mesmo.

Dificuldades: As maiores dificuldades se deram devido a travamento do equipamento e a resposta tardia do computador a ação da caneta. Durante a aula a pagina que estávamos trabalhando fechou de repente o que atrapalhou um pouco a sequencia do raciocínio, mas frente às vantagens foi muito boa a aula com o auxílio desse equipamento. 

Deixo algumas dicas de tutoriais para os colegas:

Tutorial de Introdução ao uso do equipamento
https://www.youtube.com/watch?v=HrfqClswlz4
Dicas para aula de:
Química: 
Tabela Periódica: 
https://www.youtube.com/watch?v=fU9ZsIUzENM
Tabela Periódica Dinâmica: http://www.ptable.com/?lang=pt
Estrutura de ligação carbono e hidrogênio
https://www.youtube.com/watch?v=9BH2womRdLw
Matemática:
Plano cartesiano
https://www.youtube.com/watch?v=RBLPdZR3ndc
https://www.youtube.com/watch?v=z0sJ1irzIDc
Ciencias
Sistema Solar
https://www.youtube.com/watch?v=c_-LSKB5PdA

Professor Carlos Feitosa leciona matemática na E.E.E.F.M. Frei Othmar em Santarém-PA.

Professor Carlos Feitosa lecionando com o auxílio do recurso tecnológico

 

Aluno demonstrando o que aprendeu

 

Alunos interagindo com a lousa digital

Voltar

Mais

E.E.E.F.M. Frei Othmar
Travessa Professor José Agostinho, SN
Santíssimo - Santarém/PA
Redação: redacao@escolafreiothmar.g12.br

E.E.E.F.M. FREI OTHMAR - Santarém-PA

  • 1Dinamismo e aprendizado
  • 2Fruto de esforço e dedicação
  • 3Além das salas de aula
1 2 3
Qualidade na educação: Professor bem remunerado, condições de trabalho e estudantes bem assistidos em escolas dignas.

Agenda

Atenção: de 19 de janeiro a 05 de fevereiro, período da recuperação final!


Cadastre seu e-mail e receba novidades!
Notícias
Professor Carlos Feitosa relata sua experiência com a lousa digital
25/2/2017-Admin

Esse novo equipamento, que as escolas estão recebendo, possui vários recursos para deixar as aulas mais significativas e interessantes para os alunos.

Utilizei a mesma para introduzir a ideia de Plano cartesiano, dentro do conteúdo dos números inteiros, com alunos do 7º ano. Assim que os alunos viram o material já voltaram à atenção para o mesmo, começaram a perguntar o que era o equipamento e o que iríamos fazer. Montamos a lousa juntos e iniciei a aula.

Falei um pouco sobre o equipamento e, então, comecei a explanar o conteúdo utilizando o aparelho o que prendeu a atenção até dos alunos mais agitados. Após a explanação do conteúdo perguntei  se alguém gostaria de participar da atividade localizando pontos no Plano cartesiano e vários se dispuseram, o que além de deixar a aula mais interessante para eles, deixou a aula bem participativa.

Ponto positivo: Esse equipamento facilitou o desenvolvimento da aula, pois os recursos já incorporados no mesmo evitaram que eu perdesse tempo desenhando o plano Cartesiano e objetos para localização, o conteúdo pode ser bem mais explorado já que podemos navegar nas diversas páginas e sobrepor figuras para facilitar a compreensão. Com a interatividade, pude explorar detalhes do assunto, que geralmente os alunos erram, de forma mais concreta, o que facilitou o entendimento do mesmo.

Dificuldades: As maiores dificuldades se deram devido a travamento do equipamento e a resposta tardia do computador a ação da caneta. Durante a aula a pagina que estávamos trabalhando fechou de repente o que atrapalhou um pouco a sequencia do raciocínio, mas frente às vantagens foi muito boa a aula com o auxílio desse equipamento. 

Deixo algumas dicas de tutoriais para os colegas:

Tutorial de Introdução ao uso do equipamento
Dicas para aula de:
Química: 
Tabela Periódica: 
Tabela Periódica Dinâmica: http://www.ptable.com/?lang=pt
Estrutura de ligação carbono e hidrogênio
Matemática:
Plano cartesiano
Ciencias
Sistema Solar

Professor Carlos Feitosa leciona matemática na E.E.E.F.M. Frei Othmar em Santarém-PA.

Professor Carlos Feitosa lecionando com o auxílio do recurso tecnológico

 

Aluno demonstrando o que aprendeu

 

Alunos interagindo com a lousa digital

Voltar

Mais notícias
Página 1 de 3 - Primeira Anterior [ 1 ] 2 3 Próxima Ultima
Apoio

Mural de opinião
Mande a sua
   

E.E.E.F.M. FREI OTHMAR
Trav. Prof. José Agostinho, s/n. Santíssimo
CEP 68010-230 - Sanatarém - Pará
fone: 3523-2246
E-mail: escolafreiothomar@seduc.pa.gov

Nossa redação: redacao@escolafreiothmar.g12.br

Área restrita