O avanço tecnológico e as artes
31/7/2012
por: Andria Silvana Santos de Lima

O avanço tecnológico permitiu a propagação das artes possibilitando a cada um o livre acesso para apreciar, analisar, co

piar, criticar e criar, fazendo com que a maioria pudesse tornar-se conhecedor do mundo artístico, que até então, não podia conhecer e usufruir.

Essa difusão das criações artísticas fez com que crescesse o número de espectadores, provocando assim um crescente aumento de pessoas que passaram a ter acesso as obras de arte de forma fácil e capazes de serem reproduzidas em âmbito mundial. A partir de então, verifica-se que o surgimento da tecnologia propiciou  a disseminação das formas de arte, dando ênfase na sua finalidade expressiva e perceptiva, e colocadas aos olhos de todos sem distinção de classes sociais.

No entanto, com o passar do tempo, a arte, através da tecnologia, passou a ser reproduzida em larga escala e assim, consequentemente, foi perdendo sua finalidade expressiva e passou a fazer parte do vasto mundo capitalista. Começaram a ser vistas como possibilidades de lucro, enxergadas somente como mercadorias, transformadas em meros objetos comerciais.

Sendo assim, o desenvolvimento da tecnologia permitiu as minorias o acesso rápido e ilimitado às obras de arte, promovendo uma inserção das classes que não tinham abertura para participar das inovações artísticas, ou seja, ampliando as possibilidades de acesso aos demais membros da sociedade e também facilitou a reprodução e a expansão da mesma por meio das industrias culturais gerando, portanto, novos conceitos sobre sua finalidade.

O avanço tecnológico e as artes
31/7/2012
por: Andria Silvana Santos de Lima

13/6/2015