O Universo de Aristóteles: A Terra, o Céu e os elementos constitutivos
7/11/2012
por: Dilciane Porto, turma 202

Para Aristóteles, a Terra é um mundo imperfeito, corruptível e sujeito à continuasse profundas modificações. E mais, tudo tem um propósito intrínseco, ou seja, um menino cresce porque esse é seu propósito, da mesma forma que uma pedra cai porque a Terra é seu lugar natural, e lá que deve permanecer, fixa no centro do Universo.

O Céu, por outro lado, é o lugar da perfeição, diante da harmonia que Aristóteles podia perceber. A diferenciação entre Céu e Terra também exigia que esses dois mundos fossem feitos de materiais diferentes. A Terra era composta pelos quatro elementos de Empédocles, mas o Céu, perfeito, era composto pelo quinto elemento, puro, chamado éter.

Com isso, Aristóteles conseguia explicar porque na Terra as coisas cresciam e morriam e no Céu os astros eram sempre os mesmos. Outra característica do Universo descrito era a finitude e a esfericidade, com a Terra colocada imóvel no centro, o vácuo (ausência de matéria) não poderia existir.

O Universo de Aristóteles: A Terra, o Céu e os elementos constitutivos
7/11/2012
por: Dilciane Porto, turma 202

13/6/2015