por: Sâmela Uliane da Silva Gomes

Leia abaixo a redação produzida pela aluna Sâmela, da turma 301, no Enem 2012. Ela tirou 700 pontos. De acordo com a aluna, houve perda de pontos no quesito indicativo de intervenção.

"A imigração de pessoas para países vizinhos tem sido intensiva, pois pessoas andam em busca de vida melhor, a qual não estão conquistando em seu país de origem.

Sabe-se que o processo imigratório dos haitianos no Brasil, especialmente no estado do Acre, ocorreu pelo fato de um terremoto ter devastado a região do Haiti.

Desde então, a entrada ilegal é contínua, onde essas pessoas conseguem seus direitos de cidadão no país de sua suposta imigração, os quais sendo a retirada do CPF, da carteira de trabalho, para conseguir seu emprego e sua estadia.

Com isso, conclui-se que o processo de nacionalização vai ficando de lado, e o tipo populacional será bem diversificado, que vai do poder político e judiciário à organização do país para que não haja a distinção de classes sociais."

por: Sâmela Uliane da Silva Gomes

13/6/2015
Todos nós podemos ser filósofos
Por: Alessandra Corrêa, Carlos Henrique Bentes, turma 101 e Amanda da Silva Bezerra, turma 102