Como não se alienar e de que forma podemos ter um pensamento próprio livre das ideologias?
2/5/2014
por: Stéphanie Viana, turma 301

A pergunta deveria ser: Como se desalienar? Pois logo quando nascemos e crescemos, nos tornamos dependentes da família, obedecendo regras e praticando o que os pais ensinam. Tudo ao nosso redor (o sistema) nos diz o que pensar, o que fazer e o que comer, ou seja, as condições em que vivemos e fazemos, não são escolhidas e questionadas, mas decididas pela economia, pela política, pela cultura, enfim, estruturas criadas pela sociedade com suas ideologias.

O único meio que podemos nos livrar das amarras da alienação e da ideologia é através da filosofia, porque ela nos faz pensar de qual realidade vivemos, do que somos e o que precisamos para sermos livres. Mas, a partir do momento que nós nos damos conta da real liberdade sentimos as mesmas amarras, porém ainda mais forte, porque nós obteremos consciência dessa prisão imposta de forma sutil pelo sistema estabelecido. A liberdade é difícil e pagamos caro quando nos comprometemos com ela, que no contexto atual se torna quase impossível alcançá-la, ou melhor, é uma utopia, sem deixar de lembrar que para os outros, que não buscam ser livres, não passamos de loucos esquisitões.

2/5/2014
por: Stéphanie Viana, turma 301

7/4/2011
Radical, o que todos querem saber? (Poesia)
Por: Áfia Naara Silveira Pereira, 101 - Projeto Literatos
1/4/2011
Amor
Por: Áfia Naara Silveira Pereira - turma 101 - Projeto Literatos
27/3/2011
Eu gosto muito de política
Por: Jarlisson Augusto, turma 302
25/3/2011
O que entendo de filosofia
Por: Ândria Silvana Santos de Lima, 201
24/3/2011
Divino Poder
Por: Alana Andrade, 1ª EJA-B - Projeto Literatos
23/3/2011
O que é filosofia
Por: Luana Caroline, turma 201
7/2/2011
Te Amo!
Por: Hanna Bandeira, turma 202.
4/2/2011
O saber científico questiona “verdades”
Por: Por Pollyana Duarte, turma 103.
31/1/2011
A cidadania garante um mundo melhor
Por: Gleyciellen Ruana, da turma 301
8/1/2011
Você realmente já amou uma mulher?
Por: Dilciane Porto, da turma 803
Página 3 de 5 - Primeira Anterior 2 [ 3 ] 4 Próxima Ultima