Como não se alienar e de que forma podemos ter um pensamento próprio livre das ideologias?
2/5/2014
por: Stéphanie Viana, turma 301

A pergunta deveria ser: Como se desalienar? Pois logo quando nascemos e crescemos, nos tornamos dependentes da família, obedecendo regras e praticando o que os pais ensinam. Tudo ao nosso redor (o sistema) nos diz o que pensar, o que fazer e o que comer, ou seja, as condições em que vivemos e fazemos, não são escolhidas e questionadas, mas decididas pela economia, pela política, pela cultura, enfim, estruturas criadas pela sociedade com suas ideologias.

O único meio que podemos nos livrar das amarras da alienação e da ideologia é através da filosofia, porque ela nos faz pensar de qual realidade vivemos, do que somos e o que precisamos para sermos livres. Mas, a partir do momento que nós nos damos conta da real liberdade sentimos as mesmas amarras, porém ainda mais forte, porque nós obteremos consciência dessa prisão imposta de forma sutil pelo sistema estabelecido. A liberdade é difícil e pagamos caro quando nos comprometemos com ela, que no contexto atual se torna quase impossível alcançá-la, ou melhor, é uma utopia, sem deixar de lembrar que para os outros, que não buscam ser livres, não passamos de loucos esquisitões.

2/5/2014
por: Stéphanie Viana, turma 301

27/12/2010
Uma forma diferente de aprender Química
Por: alunos do Ensino Médio. Química
24/12/2010
Problemas Ambientais
Por: Alunos do 1º Ano do turno vespertino, orientados pela profa Luciene
24/12/2010
Espaço Urbano Nova República
Por: Alunos da turma 103, orientados pela profa Luciene
23/12/2010
Lixo: problemas e soluções
Por: Alunos da turma 104
23/10/2010
Parabéns professores
Por: Manoel Augusto de Sousa, turma 802, Aluno da turma 802.
23/10/2010
Homenagem aos professores
Por: Áfia Naara , Aluna da turma 801.
8/9/2010
A capacidade de escolha
Por: Jaciara Simões da Silva, aluna do 3º Ano do turno vespertino
2/9/2010