26/7/2014

O ser humano não se limita ao mundo natural. Ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem espectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura.

Em razão disso que dizemos que o homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já recriado, dando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.

A cultura é um dos traços definidores do homem, a ponto de se poder dizer, como num trocadilho, que "por natureza, o homem é um ser cultural". Isso mostra que embora haja diferença entre o que é natural e cultural, a cultura, por lhe ser tão próxima, é quase essencial. Com o destaque de que "é natural" o ser humano produzir cultura.

O homem é um ser cultural, mas a cultura não é tudo no ser humano. A cultura, essa capacidade recriadora, permite ao homem reproduzir-se dinamizando o mundo e a existencia dos existentes. O fato de estar sempre criando ou recriando sua obra ou suas manifestações faz da cultura uma das marcas mais tipicamente humanas.

13/6/2015
Todos nós podemos ser filósofos
Por: Alessandra Corrêa, Carlos Henrique Bentes, turma 101 e Amanda da Silva Bezerra, turma 102
13/12/2014