Por ser cultural, o ser humano faz a história
26/7/2014

O ser humano não se limita ao mundo natural. Ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem espectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura.

Em razão disso que dizemos que o homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já recriado, dando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.

A cultura é um dos traços definidores do homem, a ponto de se poder dizer, como num trocadilho, que "por natureza, o homem é um ser cultural". Isso mostra que embora haja diferença entre o que é natural e cultural, a cultura, por lhe ser tão próxima, é quase essencial. Com o destaque de que "é natural" o ser humano produzir cultura.

O homem é um ser cultural, mas a cultura não é tudo no ser humano. A cultura, essa capacidade recriadora, permite ao homem reproduzir-se dinamizando o mundo e a existencia dos existentes. O fato de estar sempre criando ou recriando sua obra ou suas manifestações faz da cultura uma das marcas mais tipicamente humanas.

Por ser cultural, o ser humano faz a história
26/7/2014

20/9/2012
O tempo, que coisa é essa?
Por: Taís Camila Almeida Torres, turma 102
21/8/2012
Não vivo sem essa parte de mim
Por: Érick Vinícius, turma 202)