Por ser cultural, o ser humano faz a história
26/7/2014

O ser humano não se limita ao mundo natural. Ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem espectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura.

Em razão disso que dizemos que o homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já recriado, dando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.

A cultura é um dos traços definidores do homem, a ponto de se poder dizer, como num trocadilho, que "por natureza, o homem é um ser cultural". Isso mostra que embora haja diferença entre o que é natural e cultural, a cultura, por lhe ser tão próxima, é quase essencial. Com o destaque de que "é natural" o ser humano produzir cultura.

O homem é um ser cultural, mas a cultura não é tudo no ser humano. A cultura, essa capacidade recriadora, permite ao homem reproduzir-se dinamizando o mundo e a existencia dos existentes. O fato de estar sempre criando ou recriando sua obra ou suas manifestações faz da cultura uma das marcas mais tipicamente humanas.

Por ser cultural, o ser humano faz a história
26/7/2014

7/4/2011
Radical, o que todos querem saber? (Poesia)
Por: Áfia Naara Silveira Pereira, 101 - Projeto Literatos
1/4/2011
Amor
Por: Áfia Naara Silveira Pereira - turma 101 - Projeto Literatos
27/3/2011
Eu gosto muito de política
Por: Jarlisson Augusto, turma 302
25/3/2011
O que entendo de filosofia
Por: Ândria Silvana Santos de Lima, 201
24/3/2011
Divino Poder
Por: Alana Andrade, 1ª EJA-B - Projeto Literatos
23/3/2011
O que é filosofia
Por: Luana Caroline, turma 201
7/2/2011
Te Amo!
Por: Hanna Bandeira, turma 202.
4/2/2011
O saber científico questiona “verdades”
Por: Por Pollyana Duarte, turma 103.
31/1/2011
A cidadania garante um mundo melhor
Por: Gleyciellen Ruana, da turma 301
8/1/2011
Você realmente já amou uma mulher?
Por: Dilciane Porto, da turma 803
Página 3 de 5 - Primeira Anterior 2 [ 3 ] 4 Próxima Ultima