Por ser cultural, o ser humano faz a história
26/7/2014

O ser humano não se limita ao mundo natural. Ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem espectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura.

Em razão disso que dizemos que o homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já recriado, dando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.

A cultura é um dos traços definidores do homem, a ponto de se poder dizer, como num trocadilho, que "por natureza, o homem é um ser cultural". Isso mostra que embora haja diferença entre o que é natural e cultural, a cultura, por lhe ser tão próxima, é quase essencial. Com o destaque de que "é natural" o ser humano produzir cultura.

O homem é um ser cultural, mas a cultura não é tudo no ser humano. A cultura, essa capacidade recriadora, permite ao homem reproduzir-se dinamizando o mundo e a existencia dos existentes. O fato de estar sempre criando ou recriando sua obra ou suas manifestações faz da cultura uma das marcas mais tipicamente humanas.

Por ser cultural, o ser humano faz a história
26/7/2014

27/12/2010
Uma forma diferente de aprender Química
Por: alunos do Ensino Médio. Química
24/12/2010
Problemas Ambientais
Por: Alunos do 1º Ano do turno vespertino, orientados pela profa Luciene
24/12/2010
Espaço Urbano Nova República
Por: Alunos da turma 103, orientados pela profa Luciene
23/12/2010
Lixo: problemas e soluções
Por: Alunos da turma 104
23/10/2010
Parabéns professores
Por: Manoel Augusto de Sousa, turma 802, Aluno da turma 802.
23/10/2010
Homenagem aos professores
Por: Áfia Naara , Aluna da turma 801.
8/9/2010
A capacidade de escolha
Por: Jaciara Simões da Silva, aluna do 3º Ano do turno vespertino
2/9/2010