13/12/2014

A alienação é atribuição a um outro daquilo que é construído ou estabelecido por nós.

Ideologia é um conjunto de ideias que pretende se impor como verdadeira, porém serve de fato para mascarar ou encobrir a realidade.

A alienação começa a partir do momento que nós, seres humanos, criamos algo e passamos a acreditar que essa coisa surgiu naturalmente, por si própria. Então como descobrir que tal ideia é de fato verdadeira? Como viver a realidade se desde o momento em que nascemos já estamos sujeitos a ideologias?

É praticamente impossível não se alienar. Essa é uma afirmação verdadeira ou apenas mais uma ideia falsa? Acreditamos naquilo que a sociedade nos impõe por ser algo mais fácil de entender e, por isso, nos tornamos fáceis de sermos dominados. Poucos percebem a gravidade disso. Se quem já é consciente das ideologias que os envolve já cai, imagina quem não é! Acaso viverão até o fim de suas vidas sendo enganados ou iludidos?

Para que nós saibamos diferenciar a realidade de ideologias, é necessário questionar, olhar além da ideia que nos é imposta, procurar a essência em cada situação e, mesmo assim, será que conseguiremos fugir totalmente da alienação e das ideologias?

13/6/2015
Todos nós podemos ser filósofos
Por: Alessandra Corrêa, Carlos Henrique Bentes, turma 101 e Amanda da Silva Bezerra, turma 102
Por: Alice de Matos Soares e Emily Luciana Soares