Reflexão sobre ideologia e alienação
13/12/2014

A alienação é atribuição a um outro daquilo que é construído ou estabelecido por nós.

Ideologia é um conjunto de ideias que pretende se impor como verdadeira, porém serve de fato para mascarar ou encobrir a realidade.

A alienação começa a partir do momento que nós, seres humanos, criamos algo e passamos a acreditar que essa coisa surgiu naturalmente, por si própria. Então como descobrir que tal ideia é de fato verdadeira? Como viver a realidade se desde o momento em que nascemos já estamos sujeitos a ideologias?

É praticamente impossível não se alienar. Essa é uma afirmação verdadeira ou apenas mais uma ideia falsa? Acreditamos naquilo que a sociedade nos impõe por ser algo mais fácil de entender e, por isso, nos tornamos fáceis de sermos dominados. Poucos percebem a gravidade disso. Se quem já é consciente das ideologias que os envolve já cai, imagina quem não é! Acaso viverão até o fim de suas vidas sendo enganados ou iludidos?

Para que nós saibamos diferenciar a realidade de ideologias, é necessário questionar, olhar além da ideia que nos é imposta, procurar a essência em cada situação e, mesmo assim, será que conseguiremos fugir totalmente da alienação e das ideologias?

Reflexão sobre ideologia e alienação
13/12/2014

7/4/2011
Radical, o que todos querem saber? (Poesia)
Por: Áfia Naara Silveira Pereira, 101 - Projeto Literatos
1/4/2011
Amor
Por: Áfia Naara Silveira Pereira - turma 101 - Projeto Literatos
27/3/2011
Eu gosto muito de política
Por: Jarlisson Augusto, turma 302
25/3/2011
O que entendo de filosofia
Por: Ândria Silvana Santos de Lima, 201
24/3/2011
Divino Poder
Por: Alana Andrade, 1ª EJA-B - Projeto Literatos
23/3/2011
O que é filosofia
Por: Luana Caroline, turma 201
7/2/2011
Te Amo!
Por: Hanna Bandeira, turma 202.
4/2/2011
O saber científico questiona “verdades”
Por: Por Pollyana Duarte, turma 103.
31/1/2011
A cidadania garante um mundo melhor
Por: Gleyciellen Ruana, da turma 301
8/1/2011
Você realmente já amou uma mulher?
Por: Dilciane Porto, da turma 803
Página 3 de 5 - Primeira Anterior 2 [ 3 ] 4 Próxima Ultima