Reflexão sobre ideologia e alienação
13/12/2014

A alienação é atribuição a um outro daquilo que é construído ou estabelecido por nós.

Ideologia é um conjunto de ideias que pretende se impor como verdadeira, porém serve de fato para mascarar ou encobrir a realidade.

A alienação começa a partir do momento que nós, seres humanos, criamos algo e passamos a acreditar que essa coisa surgiu naturalmente, por si própria. Então como descobrir que tal ideia é de fato verdadeira? Como viver a realidade se desde o momento em que nascemos já estamos sujeitos a ideologias?

É praticamente impossível não se alienar. Essa é uma afirmação verdadeira ou apenas mais uma ideia falsa? Acreditamos naquilo que a sociedade nos impõe por ser algo mais fácil de entender e, por isso, nos tornamos fáceis de sermos dominados. Poucos percebem a gravidade disso. Se quem já é consciente das ideologias que os envolve já cai, imagina quem não é! Acaso viverão até o fim de suas vidas sendo enganados ou iludidos?

Para que nós saibamos diferenciar a realidade de ideologias, é necessário questionar, olhar além da ideia que nos é imposta, procurar a essência em cada situação e, mesmo assim, será que conseguiremos fugir totalmente da alienação e das ideologias?

Reflexão sobre ideologia e alienação
13/12/2014

27/12/2010
Uma forma diferente de aprender Química
Por: alunos do Ensino Médio. Química
24/12/2010
Problemas Ambientais
Por: Alunos do 1º Ano do turno vespertino, orientados pela profa Luciene
24/12/2010
Espaço Urbano Nova República
Por: Alunos da turma 103, orientados pela profa Luciene
23/12/2010
Lixo: problemas e soluções
Por: Alunos da turma 104
23/10/2010
Parabéns professores
Por: Manoel Augusto de Sousa, turma 802, Aluno da turma 802.
23/10/2010
Homenagem aos professores
Por: Áfia Naara , Aluna da turma 801.
8/9/2010
A capacidade de escolha
Por: Jaciara Simões da Silva, aluna do 3º Ano do turno vespertino
2/9/2010