Todos nós podemos ser filósofos
13/6/2015

Muitos se perguntam: Quem é o filósofo?

O filósofo somos nós quando nos interrogamos sobre o que ocorre em nossa volta. Cada um de nós, quando tem desejo de saber, vai em direção à filosofia na medida em que percebe contradições, incoerências, ambiguidades ou incompatibilidade diante das crenças cotidianas. (Alessandra Corrêa)

Filósofos são pessoas que despertam e falam, como assim "despertam e falam"? Simplesmente descobrem algo e este "algo" tem uma "?". Filósofos se incomodam com "?" e procuram respostas para elas.

Nós somos filósofos, pois também nos incomodamos com interrogações, somos curiosos e temos necessidades das respostas. (Carlos Henrique Bentes)

Todos nós podemos ser filósofos porque temos curiosidade e vontade de saber sempre mais. Não nos contentamos com que os outros dizem e procuramos saber a verdade. Ser filósofo é procurar responder suas perguntas, tirar suas dúvidas a respeito de qualquer coisa.

Todos nós temos que ser um pouco filósofo no dia-a-dia. Temos que ter o gosto pela evidência, procurar sempre a sabedoria, ter amor pela verdade e pelo conhecimento.

O que diferencia um homem comum do filósofo é que o homem comum fica em silêncio ao passo que o filósofo externa e fala o resultado de suas reflexões e evidências. (Amanda da Silva Bezerra)

Todos nós podemos ser filósofos
13/6/2015

Muitos se perguntam: Quem é o filósofo?

31/8/2010
A consciência de nossas atitudes e o poder de escolha
Por: Keliane Pinto Pereira, Aluna do 3° Ano do turno da noite
23/8/2010
Reflexão sobre a frase de Sartre
Por: Girlanda da Silva, Aluna da turma 301, turno matutino.
23/8/2010
A importância de aprender a conhecer
Por: Bianca L. Ribeiro Sanos, Turma 101, turno da manhã - Ensino Médio
1/08/2010