Santarém - Pará.
Apoio

Opinião - Artigos
Você sabe como é avaliada a redação do Enem?
23/8/2016
por: Blog Stoodi

Ao escrever uma redação, é importante termos em mente o que será avaliado na correção do texto.

Cada vestibular trabalha com seus próprios critérios de correção, e é importante que a redação busque se adequar ao que é esperado pela banca avaliadora. No caso do Enem, são avaliadas cinco diferentes Competências dos candidatos:

Competência 1: Linguagem, sob os aspectos formais da Norma Culta da Língua Portuguesa

Para obter uma boa nota nessa Competência, é importante que você fique atento à acentuação, concordância e outros aspectos gramaticais.

Competência 2: Adequação ao tema e ao gênero

Procure discutir exatamente o que foi solicitado pela proposta de redação e fique bastante atento à adequação do texto ao gênero dissertativo argumentativo.

Competência 3: Argumentação

Nessa competência, é avaliada a capacidade do candidato de selecionar, analisar, relacionar, organizar e discutir conteúdos das diversas áreas de conhecimento, buscando consolidar o ponto de vista adotado no texto.

Competência 4: Emprego adequado dos recursos coesivos

Como você articula as diferentes ideias que menciona no texto? Como você retoma o que estava discutindo nos parágrafos anteriores? Como interliga, opõe e complementa suas afirmações? Fique atento a esse aspecto do texto para obter uma boa nota nessa competência.

Competência 5: Proposta de intervenção

Na redação do Enem, é importante apresentar uma sugestão de solução para o problema discutido. Uma boa proposta de intervenção menciona agentes, ações e meios de efetivação das ações sugeridas, sempre buscando formas simples e eficientes de resolver a situação colocada pela proposta de redação.


Mais matérias e opiniões
23/8/2016
Você sabe como é avaliada a redação do Enem?
Por: Blog Stoodi
25/2/2016
Um modelo de roteiro para programa de rádio escolar
Por: Coordenação Rádio Zara
29/8/2015
Incongruências do SINTEPP parte III: o FIM
Por: Professor Fernando de Pina Carvalho
7/6/2015
Incongruências do SINTEPP parte II: o pós-greve
Por: Fernando de Pina Carvalho
7/5/2015
Sobre a greve da educação estadual 2015: um recuo neste momento é parte de estratégia
Por: Fernando de Pina Carvalho
9/4/2015
Um resumo das metodologias, resultados esperados e macrocampos do Jovem de Futuro (Proemi)
Por: Professor Fernando Pina
21/3/2015
Incongruências do Sintepp, uma visão sobre a lei da jornada (nº 8.030, de 21 de julho de 2014)
Por: Professor Fernando Pina
5/8/2014
Análise da Lei nº 8.030, de 21 de julho de 2014, que dispõe sobre a jornada de trabalho e as aulas suplementares dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Estado do Pará
Por: Fernando Pina
14/5/2014
Confusões e incertezas acerca da implantação da Jornada e da hora-atividade na rede estadual paraense
Por: Prof. Fernando Pina
12/3/2014
SEÇÃO VI - Da Gestão Educacional - RESOLUÇÃO N° 001 DE 05 DE JANEIRO DE 2010
Por: CEE/PA
P�gina 1 de 8 - Primeira Anterior [ 1 ] 2 3 4 5 Próxima Ultima

Mural de opinião
Mande a sua
 
   

E.E.E.F.M. FREI OTHMAR
Trav. Prof. José Agostinho, s/n. Santíssimo
CEP 68010-230 - Sanatarém - Pará
fone: 3523-2246
E-mail: escolafreiothomar@seduc.pa.gov

Nossa redação: redacao@escolafreiothmar.g12.br

Área restrita

 
Site Meter