Editorial
O governo Jatene|Ana Cláudia implementa o calote do Piso do Magistério - 11/5/2016
Por: Sintepp

O governo Jatene|Ana Cláudia implementa o calote do Piso do Magistério, aproveitando-se de todo o cenário de crise política, econômica e institucional que atravessa o país. Como de praxe, os governos buscam a todo custo limitar e retirar direitos para “equilibrar” suas contas.

Ocorre que Jatene nunca dá bom exemplo, saturando o governo de assessores (existem especulações de que há mais de 500, só na Casa Civil), sendo ainda um governo que promove a ilegalidade, ao não cumprir a lei federal do Piso.
“Só nestes cinco primeiros meses do ano, a dívida do Estado com o magistério público já ultrapassa a casa dos R$ 160 milhões, dívida já cobrada na justiça pelo Sintepp, onde o governo foi intimado a se manifestar, sendo que agora o processo encontra-se no Ministério Público Estadual”, afirmou o professor.

“De toda maneira, somente com pressão, muita mobilização e organização conseguiremos frear o calote, que ganha ares nacionais, impedindo o governo de aplicar sua política de arrocho e redução de direitos”, complementou.

Segue como prioritária para a educação paraense a luta contra a redução da carga horária na matriz curricular, visto que a proposta de rodas de conversas do governo tem se confrontado diretamente com o sucateamento de escolas. “A insistência de Jatene|Ana Cláudia em continuar bancando a redução das aulas no ensino médio, demonstra toda sua intransigência em aplicar uma política de sucateamento e privatização da educação, numa verdadeira demonstração de sabotagem da escola pública. Mesmo assim, trabalhadores/as em educação e estudantes resistem e deverão participar dos debates (recentemente denominados de audiências), para apresentar sua contrariedade a este processo de boicote à educação pública paraense”, concluiu Andrade.

Fonte: Sintepp

Mais editoriais
12/11/2014
Um ótimo texto que analisa perspectivas do Governo Dilma pós-eleição