Projeto Escola na Web

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PROJETO ESCOLA NA WEB

 

JUSTIFICATIVA

É sabida cada vez mais a importância que a Internet possui no mundo de hoje. A idéia de “aldeia global” ou de “mundo globalizado” é concreta devido ao avanço em tecnologias na área da aviação e da comunicação, sendo a Internet uma delas. O avião encurtou distâncias e a comunicação rápida possibilitou esta conectividade com o mundo. Qualquer informação em questão de segundos pode ser sabida em qualquer canto do planeta. A descoberta da Internet fez com que o mundo se conectasse e conceitos como virtual, redes, cybers se tornaram cotidianos. A Internet também mais do que meio de informação e de comunicação é uma necessidade. Muitos serviços são oferecidos e aperfeiçoados por ela. Além do mais, a Internet serve como vitrine onde qualquer empresa, produto ou pessoa pode ser exposto para o mundo. Neste sentido, o Escola na Web será uma ferramenta importantíssima para ser um elo de comunicação aproximando a comunidade, pais, alunos, professores e demais membros, da escola. Também visará ser uma ferramenta pedagógica onde os discentes serão envolvidos nos mais variados projetos que o envolvam. Este espaço da escola Frei Othmar na Internet também possibilitará a troca de informações do educandário com outras instituições e pessoas. Será também um meio para professores e alunos divulgarem seus talentos. E acima de tudo, a vitrine da escola para o mundo.

 

OBJETIVOS

Geral: Proporcionar um meio de comunicação, de ações pedagógicas e de organização entre o educandário e todos àqueles que direta ou indiretamente o usufruem.

 

Específicos:

 

REFERENCIAL TEÓRICO

Como base teórica deste projeto recorre-se a:

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC-PA (2008) onde se diz nas diretrizes sobre Tecnologias Educacionais e Educação a Distância

1 Ampliação de ações que envolvam o uso das TIC (Tecnologias de informação e comunicação) aplicadas à educação, pautadas na inclusão digital e no desenvolvimento de novas práticas educativas nos diversos níveis e modalidades de ensino;

(...)

8 Ampliar todas as ações que envolvam o uso das tecnologias na educação em pressupostos teóricos – metodológicos e filosóficos, pautados no Letramento Digital em uma perspectiva sócio-interacionista, norteada nos projetos político pedagógicos;

(...)

10 Garantir nos projetos político pedagógicos das escolas a utilização das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação. Ex. Rádio escola, Jornal escola, home-page, blogs educacionais, Tv Escola etc.). (SEDUC-PA, 2008: 66 e 67)

LIRA (2007), no capítulo 4 de sua obra “O professor sociointeracionista e a inclusão escolar”, defende que

As sociedades se transformam, fazem-se e desfazem-se. As novas tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e até mesmo o pensamento. (...) O reforço para uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação é fundamental ... (LIRA, 2007: 64).

ULBRA (2007) traz uma obra repleta de reflexões, apontamentos e subsídios para a integração das novas tecnologias e a educação.

No contexto educacional, as tecnologias proporcionam novas formas de interagir com os objetos de aprendizagem, por meio de recurso multissensoriais, que podem ser combinados com projetos inovadores. (ULBRA, 2007: 5).

 

METODOLOGIA

Criação de diveros canais web: site, facebook e youtube, sendo o principal deles o site da escola (www.escolafreiothmar.g12.br).

Em relação ao site:

Criação de um layout colorido, agradável e bonito, adequado ao site de uma escola;

Espaço de divulgação da instituição: histórico, definição, filosofia;

Espaço para divulgação de documentos;

Espaço para divulgação de notícias;

Espaço para publicação de artigos e opinião;

Espaço para divulgação de trabalho de alunos;

Espaço de interatividade: contato, mural de recado, enigma, quis;

Espaço para divulgação de imagens: fotos e vídeos;

Espaço para agenda e recados da direção e da instituição;

Inserção da escola Frei Othmar em comunidades virtuais:  facebook, youtube, etc.

Envolver um grupo de estudantes de diversas turmas e séries, bem como professores coordenadores no projeto.

Sobre a seleção dos estudantes, será lançado semestralmente um edital de procedimentos e regras para tal.

 

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo será dinâmico e constante. Para tal processo vários mecanismos serão usados: a aceitabilidade da comunidade escolar: professores e demais funcionários da escola, alunos e pais; através do mural de recados,  do número de acessos, dos e-mails recebidos,  de enquetes e através de entrevistas e questionários, que serão aplicados de tempos em tempos. O envolvimento dos estudantes do projeto será medido pela responsabilidade, assiduidade e execução das tarefas propostas; além do mais ter boas notas bimestrais (acima de 60 ptos) será critério fundamental para a permanência no projeto.

 

COORDENADORES: Professor Fernando de Pina Carvalho e Professora Josilene dos Santos Carvalho

 

REFERÊNCIAS:

ULBRA. Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. Curitiba: Ibpex, 2007.

LIRA, Bruno Carneiro. O Professor sociointeracionista e a inclusão escolar. São Paulo: Paulinas, 2007.

SEDUC-PA. 1ª Conferência Estadual de Educação: Diagnóstico, Diretrizes, objetivos e metas aprovadas. Belém, 2008.

SEDUC-PA. Política de Educação Básica do Pará. Belém, 2008.

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E.E.E.F.M. Frei Othmar
Travessa Professor José Agostinho, SN
Santíssimo - Santarém/PA
Redação: redacao@escolafreiothmar.g12.br

E.E.E.F.M. FREI OTHMAR - Santarém-PA

  • 1Dinamismo e aprendizado
  • 2Fruto de esforço e dedicação
  • 3Além das salas de aula
1 2 3
Qualidade na educação: Professor bem remunerado, condições de trabalho e estudantes bem assistidos em escolas dignas.

Agenda

Atenção: de 19 de janeiro a 05 de fevereiro, período da recuperação final!


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Projeto Escola na Web

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PROJETO ESCOLA NA WEB

 

JUSTIFICATIVA

É sabida cada vez mais a importância que a Internet possui no mundo de hoje. A idéia de “aldeia global” ou de “mundo globalizado” é concreta devido ao avanço em tecnologias na área da aviação e da comunicação, sendo a Internet uma delas. O avião encurtou distâncias e a comunicação rápida possibilitou esta conectividade com o mundo. Qualquer informação em questão de segundos pode ser sabida em qualquer canto do planeta. A descoberta da Internet fez com que o mundo se conectasse e conceitos como virtual, redes, cybers se tornaram cotidianos. A Internet também mais do que meio de informação e de comunicação é uma necessidade. Muitos serviços são oferecidos e aperfeiçoados por ela. Além do mais, a Internet serve como vitrine onde qualquer empresa, produto ou pessoa pode ser exposto para o mundo. Neste sentido, o Escola na Web será uma ferramenta importantíssima para ser um elo de comunicação aproximando a comunidade, pais, alunos, professores e demais membros, da escola. Também visará ser uma ferramenta pedagógica onde os discentes serão envolvidos nos mais variados projetos que o envolvam. Este espaço da escola Frei Othmar na Internet também possibilitará a troca de informações do educandário com outras instituições e pessoas. Será também um meio para professores e alunos divulgarem seus talentos. E acima de tudo, a vitrine da escola para o mundo.

 

OBJETIVOS

Geral: Proporcionar um meio de comunicação, de ações pedagógicas e de organização entre o educandário e todos àqueles que direta ou indiretamente o usufruem.

 

Específicos:

  • Ser um meio de comunicação entre a escola e a comunidade escolar e geral;

  • Dinamizar ações pedagógicas através do espaço virtual;

  • Desenvolver um banco de dados de todas as ações da escola, bem como de seus projetos e feitorias;

  • Ser um espaço de divulgação de atividades acadêmicas dos estudantes do educandário;

  • Oferecer aos professores, técnicos pedagógicos e gestores uma importante ferramenta de divulgação de trabalhos como artigos, resenhas, ensaios, monografias e etc;

  • Viabilizar discussões e ações sobre a inclusão digital.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

Como base teórica deste projeto recorre-se a:

Secretaria de Estado de Educação – SEDUC-PA (2008) onde se diz nas diretrizes sobre Tecnologias Educacionais e Educação a Distância

1 Ampliação de ações que envolvam o uso das TIC (Tecnologias de informação e comunicação) aplicadas à educação, pautadas na inclusão digital e no desenvolvimento de novas práticas educativas nos diversos níveis e modalidades de ensino;

(...)

8 Ampliar todas as ações que envolvam o uso das tecnologias na educação em pressupostos teóricos – metodológicos e filosóficos, pautados no Letramento Digital em uma perspectiva sócio-interacionista, norteada nos projetos político pedagógicos;

(...)

10 Garantir nos projetos político pedagógicos das escolas a utilização das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação. Ex. Rádio escola, Jornal escola, home-page, blogs educacionais, Tv Escola etc.). (SEDUC-PA, 2008: 66 e 67)

LIRA (2007), no capítulo 4 de sua obra “O professor sociointeracionista e a inclusão escolar”, defende que

As sociedades se transformam, fazem-se e desfazem-se. As novas tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e até mesmo o pensamento. (...) O reforço para uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação é fundamental ... (LIRA, 2007: 64).

ULBRA (2007) traz uma obra repleta de reflexões, apontamentos e subsídios para a integração das novas tecnologias e a educação.

No contexto educacional, as tecnologias proporcionam novas formas de interagir com os objetos de aprendizagem, por meio de recurso multissensoriais, que podem ser combinados com projetos inovadores. (ULBRA, 2007: 5).

 

METODOLOGIA

Criação de diveros canais web: site, facebook e youtube, sendo o principal deles o site da escola (www.escolafreiothmar.g12.br).

Em relação ao site:

Criação de um layout colorido, agradável e bonito, adequado ao site de uma escola;

Espaço de divulgação da instituição: histórico, definição, filosofia;

Espaço para divulgação de documentos;

Espaço para divulgação de notícias;

Espaço para publicação de artigos e opinião;

Espaço para divulgação de trabalho de alunos;

Espaço de interatividade: contato, mural de recado, enigma, quis;

Espaço para divulgação de imagens: fotos e vídeos;

Espaço para agenda e recados da direção e da instituição;

Inserção da escola Frei Othmar em comunidades virtuais:  facebook, youtube, etc.

Envolver um grupo de estudantes de diversas turmas e séries, bem como professores coordenadores no projeto.

Sobre a seleção dos estudantes, será lançado semestralmente um edital de procedimentos e regras para tal.

 

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo será dinâmico e constante. Para tal processo vários mecanismos serão usados: a aceitabilidade da comunidade escolar: professores e demais funcionários da escola, alunos e pais; através do mural de recados,  do número de acessos, dos e-mails recebidos,  de enquetes e através de entrevistas e questionários, que serão aplicados de tempos em tempos. O envolvimento dos estudantes do projeto será medido pela responsabilidade, assiduidade e execução das tarefas propostas; além do mais ter boas notas bimestrais (acima de 60 ptos) será critério fundamental para a permanência no projeto.

 

COORDENADORES: Professor Fernando de Pina Carvalho e Professora Josilene dos Santos Carvalho

 

REFERÊNCIAS:

ULBRA. Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. Curitiba: Ibpex, 2007.

LIRA, Bruno Carneiro. O Professor sociointeracionista e a inclusão escolar. São Paulo: Paulinas, 2007.

SEDUC-PA. 1ª Conferência Estadual de Educação: Diagnóstico, Diretrizes, objetivos e metas aprovadas. Belém, 2008.

SEDUC-PA. Política de Educação Básica do Pará. Belém, 2008.

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