UEPA Confirma Adesão ao Enem a Partir do Ano que Vem
17/4/2015

A Universidade do Estado do Pará (UEPA), através de seu Conselho Universitário (Consun), aprovou a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso a partir do ano de 2016. A decisão foi tomada no final do ano passado, no dia 17 de dezembro, após encontros e debates, em reunião ordinária realizada na própria instituição.

Conforme afirmou o reitor e também autor da resolução, Juarez Quaresma, a adesão ao Enem deve facilitar o acesso de estudantes paraenses a UEPA, especialmente em termos de logística, além de abrir outras oportunidades:

"Nós temos um processo seletivo que oferta vagas em 27 municípios e o Enem é aplicado em 83 localidades. Além disso, o aluno só vai estudar um programa, se submeter a apenas uma prova e disputar vagas em várias instituições de ensino superior no estado, já que todas as instituições de ensino superior públicas do Pará adotam o Enem."

Quaresma destacou ainda que os alunos de escolas públicas devem ser os mais beneficiados. Estudos dentro da própria universidade confirmaram que a maioria de inscritos no Programa de Ingresso Seriado (Prise) vem da rede pública, porém na segunda e terceira fases estudantes da rede particular se sobressaem. De acordo com ele, o Enem deixa “todo mundo no mesmo patamar” para a disputa de vagas.

Vale lembrar que, mesmo com adesão ao exame nacional, a UEPA garante que as etapas do Prise já iniciadas serão cumpridas normalmente, incluindo a que teve início em 2014, com prova aplicada no dia 16 de novembro passado.

Além do Prise, atualmente a universidade utiliza seu próprio Processo Seletivo (Prosel), que será válido ainda para este ano. O edital com oferta / distribuição de vagas já com o Enem incluso deve ser divulgado ao longo deste ano, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Fonte: uepa.br

UEPA Confirma Adesão ao Enem a Partir do Ano que Vem